Capítulo Mutirão é o 2º do DF

No Ranking dos Capítulos do DF o Capitulo Mutirão, com menos de 2 anos, alcança a segunda colocação ficando atrás somente para o Capitulo do Gama.

Banda Mutirão!

Primeira Banda DeMolay do DF quiçá do País!

Espaço Breve

Em breve atualizações

Feijoada

Curte um bom domingo com gente boa, bonita e divertida? Então vai curtir esse evento!

Publicidade

Tem interesse de anunciar neste espaço? Clique e saiba mais

10/22/2012

Filipe IV, O belo



Se você acompanha  A história de Jacques DeMolay já ouviu falar em Filipe IV, O belo, então agora vamos a uma breve história sobre o rei:
Fonte: Livro Breve História sobre a Ordem DeMolay


Filipe IV, O belo

   
          O ano de 1305 encontra a Ordem dos Cavaleiros do Templo e a Ordem dos Hospitalários sediados na ilha de Chipre, pois os muçulmanos haviam retomado a Terra Santa. Ansiavam por uma última Cruzada, que jamais ocorreu. O rei da França Felipe de Valois, conhecido como “Felipe o Belo”, concebeu um plano voltado a apoderar-se da enorme riqueza dos Templários e ter perdoada sua enorme dívida para com a Ordem e assim amealhar recursos para seus projetos temporais de ampliação territorial sobre a Inglaterra. Para tanto precisava da aquiescência do papa Clemente V (Bernardo de Goth, ex-arcebispo de Bordeaux) que, imediatamente, concebeu o plano de unificar as duas Ordens rivais, ou subordinar todos aos Hospitalários. Convocou os dois Grãos Mestres de ambas as Ordens a um encontro em Paris. O Grão Mestre dos Hospitalários deu uma desculpa convincente e faltou ao encontro. Jacques De Molay, Grão Mestre dos Templários, então contando quase 70 anos de idade, compareceu ao encontro com dois documentos: um plano detalhado para uma nova Cruzada (que presumia ser o principal motivo da convocação) e um arrazoado explicando as diferenças e motivos que considerava relevantes para manter Templários e Hospitalários como ordens distintas.
          De Molay foi recebido com todas as honras em Paris. Durante dois anos – período durante o qual Felipe de Valois ficou de apresentar sua decisão final sobre os dois documentos trazidos por Jacques De Molay – Guilherme de Nogaret, ministro de Felipe “o Belo”, arquitetou o plano para aprisionar a um só tempo todos os Templários em todos os pontos da Europa. Foram expedidas cartas lacradas aos senescais (líderes políticos e religiosos locais) de todas as paróquias com ordens expressas de somente abri-las a 12 de setembro de 1307. Naquela data, Jacques De Molay contava-se entre os maiores nobres da Europa a carregarem o caixão da princesa Catarina, falecida esposa do irmão do rei Felipe, Carlos de Valois. No mesmo momento em que o Grão Mestre dos Templários participava deste solene evento fúnebre em companhia dos nobres, não havia meios que lhe permitissem saber da trama, menos ainda do conteúdo das cartas que, abertas, tornariam a sexta-feira 13 (naquele caso de setembro de 1307) o dia mais aziago do ano: 15 mil homens (o número total de Cavaleiros Templários) deveriam ser aprisionados em grilhões especialmente confeccionados e despachados a todos os pontos com esta finalidade.
          DeMolay e milhares de outros Templários foram presos e atirados em calabouços. Foi o começo de sete anos de celas úmidas e frias e torturas desumanas e cruéis para DeMolay e seus cavaleiros. Felipe forçou o Papa Clemente V a apoiar a condenação da Ordem, e todas as propriedades e riquezas foram transferidas para outros donos. O Rei forçou DeMolay a trair os outros líderes da Ordem e descobrir onde todas as propriedades e os fundos poderiam ser encontrados. Apesar do cavalete e outras torturas, DeMolay recusou-se.



10/09/2012

Cronologia da Ordem DeMolay



        Uma ordem tão sublime e graciosa tem várias histórias guardadas, histórias que renderiam livros e mais livros capazes de fascinar e entreter uma pessoa pela vida inteira, como toda história real exige datas, segue a cronologia dos fatos importantes da ordem DeMolay de 1244 a 200.







Cronologia da Ordem DeMolay
1244 - Nascimento de Jacques de Molay.
1265 - Jacques de Molay ingressa na Ordem dos Cavaleiros Templários.
1298 - Jacques de Molay é eleito Grão-Mestre da Ordem dos Templários.
1314 - Jacques de Molay é queimado vivo por sua fidelidade.
1865 - Frank Arthur Marshall nasce em Leavemworth, Kansas, em 13 de novembro.
1890 - Frank Sherman Land nasce em Kansas City, Missouri, em 21 de junho.
1912 - Iniciação de Land na Maçonaria, em 25 de maio.
1919 - Frank Sherman Land conhece Louis Gordon Lower e seus amigos, e nasce a idéia de um "Clube" para rapazes, em 19 de fevereiro.
Os rapazes escolhem o nome "Conselho DeMolay" para o seu "Clube" em 24 de março.
Primeira reunião do Conselho DeMolay em Kansas City, organizado pelo fundador, Frank Sherman Land.
Ritual é escrito por Frank Arthur Marshall.
O nome oficial é mudado para Ordem DeMolay.
1920 - O segundo Capítulo é fundado em Omaha, Nebraska.
1921 - Primeira reunião do Grande Conselho da Ordem DeMolay (que posteriormente se chamará Supremo Conselho Internacional).
A Maçonaria passa a patrocinar a Ordem DeMolay.
1922 - Nascimento de Alberto Mansur, em 7 de setembro, em Vargem Alegre - Rio de Janeiro.
1929 - Fundação Internacional DeMolay Alumni Association (Reorganizada em 1984).
1933 - Franklin D. Roosevelt é nomeado primeiro Grande Mestre Honorário.
1937 - Primeira concessão de "Founder's Gross" (Honraria concedida somente por Frank Sherman Land).
O original "Hall da Fama DeMolay" é iniciado por Frank Sherman Land.
1946 - Aprovação da Ordem da Cavalaria (Nobres Cavaleiros da Ordem Sagrada dos Soldados Companheiros de Jacques de Molay).
1950 - Alberto Mansur inicia-se na Maçonaria.
1959 - Frank Sherman Land falece em 08 de novembro.
1967 - Primeiro Congresso DeMolay Internacional.
1969 - Celebração do Cinqüentenário da Ordem DeMolay.
1980 - Fundação da Ordem DeMolay no Brasil, em 16 de agosto.
1985 - Instalação do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil, em 12 de abril.
1986 - O "Hall da Fama" é reorganizado.
Primeiro Capítulo local da Alumni Association.
1989 - Primeiro Congresso DeMolay Nacional.
1992 - Primeiro Sênior DeMolay eleito Presidente dos Estados Unidos da América (William "Bill" Clinton).
1993 - A Ordem da Cavalaria é trazida para o Brasil, com a instalação do Convento Sir Percival de Gales, em 04 de setembro.
1994 - Comemorações dos 75 anos da Ordem DeMolay. Fundação da Associação de Seniores DeMolay's para o Brasil, em 05 de março. Fundados os 3 primeiros Capítulos paraguaios, sob jurisdição do Supremo Conselho da Ordem DeMolay para o Brasil.
1995 - Aniversário dos 15 anos de Fundação da Ordem DeMolay no Brasil. Oficialização da Associação de Seniores DeMolay's para o Brasil, em 18 de março. Fundado e instalado o primeiro Convento dos Nobres Cavaleiros, no Paraná.
1997 - Na cidade de Balneário Camboriú ocorre o verdadeiro "I Congresso Nacional DeMolay no Brasil", nos dias 23, 24 e 25 de maio, sediado pelo Capítulo "Luiz Zaguini" n.º 151
2000 - Na cidade do Rio de Janeiro, ocorre o "VII Congresso Nacional da Ordem DeMolay" com o intuito de, entre a programação estabelecida, comemorar os 20 anos de Ordem no Brasil.

10/05/2012

Famosos DeMolay




A nível de curiosidade o blog do Mutirão levantou uma pequena lista de alguns famosos que fazem parte da ordem DeMolay, só por curiosidade vamos ver quais sãos nossos irmãos mais conhecidos:


Internacional

Bill Cliton (42ª Presidente dos EUA)













Walt Disney (Fundador da grande Walt Disney)


Neil Armstrong (O primeiro homem a ir na lua)
 



Mel Blanc - Dublador "O homem de 1.000.000 de vozes" (Pernalonga,Patolino,Hortelino, etc ...)





Brasileiros

Gean Loureiro (vereador de Florianópolis)









Jorge Wagner (Jogador de Futebol) 

Mateus Pedro Liduário de Oliveira - Cantor sertanejo com faz dupla com Jorge Alves (Jorge & Mateus)

Thiago Tavares (Lutador Peso-Leve do UFC)

Dante Amaral  (Jogador de voleibol da Seleção Brasileira)

Bruno Gradim (Ator profissional com passagens por grande emissoras brasileiras)

Mario Henrique Trentim ( Autor de livros em gerenciamento de projetos, engenheiro e professor)

E por último mais não mesmo importante

Ronaldo Fernandes (Cantor, Desing Gráfico, Poeta - Membro do Mutirão)


Se você já tinha admiração por algum desses famosos por algum feito nobre ou artístico, agora terá o orgulho de saber que são irmãos.  




10/03/2012

A história de Jacques DeMolay





Está não é uma história da ordem DeMolay, mas a história resumida de DeMolay
Jacques de Molay
Jacques DeMolay foi o último Gão Mestro  da Ordem dos Templários, em representação do Século XIX. Não existe nenhum retrato seu feito em vida.
Nome completo: Jacques de Molay
Nascimento: entre 1243/1244 ou 1249/1250 (não se sabe o ano correto)
Morte: 18 de Março de 1314 - em Paris. 
Nacionalidade: Borgonhês (pois o território ainda não pertencia ao Reino da França na época em que Jacques de Molay nasceu)
          Jacques de Molay foi um nobre militar nascido em um vilarejo do Condado da Borgonha, onde hoje é uma comuna francesa localizada no departamento de Haute-Saône. Pertencia a uma família da pequena nobreza francesa, sabe-se pouco sobre sua infância e adolescência, tendo sido cavaleiro e o último grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, cuja ordem foi e é tema de muitos filmes.
         Aos 21 anos de idade, como era comum aos filhos da nobreza Europeia, DeMolay entrou definitivamente para a ordem dos Cavaleiros Templários. Nobres de toda a Europa enviaram seus filhos para se tornarem cavaleiros, apesar de nem todos conseguirem realizar-se, e isso foi um dos motivos de ponto inicial para que a Ordem tomasse um rumo de acúmulo de riquezas e se tornar tão popular em todo continente Europeu e em parte do Oriente Médio. Era uma época de batalhas medievais, e a Ordem era sancionada pela Igreja Católica Apostólica Romana, sua função era proteger e guardar as estradas que levavam a Jerusalém,  as excursões e viagens dos apóstolos da Igreja , lugares em que haviam muitos ataques. Os Cavaleiros Templários participaram de várias Cruzadas e com isso, conquistaram certa reputação de heroísmo com seus bem feitos e vitórias, na maioria das vezes em defesa dos inocentes e em busca da defesa dos aliados indefesos.
         Em 1298 Jacques DeMolay foi nomeado Grão-Mestre da Ordem dos Templários, após a morte de seu antecessor, Thibaud Gaudin, uma posição de poder e prestígio, visto que se tratava de uma Ordem poderosa e cheia de riquezas. Em seu mandato como Grão-Mestre, Jacques DeMolay passou por várias crises, visto que nas Cruzadas seus cavaleiros estavam sendo derrotados em algumas batalhas contra os pagãos, sarracenos, que capturavam cidades e portos nas proximidades das localizações dos Cavaleiros Templários e inclusive, os territórios jurisdicionados à outra ordem da cavalaria, os Hospitalários, que também sofreram insolências pagãs. Os Hospitalários também eram conhecidos como a Ordem da Cruz de Malta, denominada assim, pois após várias derrotas em cruzadas eles foram para Malta, onde tal ordem também pertencia a Igreja Católica, e na época era uma Ordem Militar Cristã (assim como a dos Templários). Hoje se trata de uma ordem humanitária e internacional, que dirige hospitais e centros de reabilitação. Depois de algumas derrotas, os Nobres Cavaleiros companheiros de Jaques DeMolay resolveram se reorganizar e retomar suas forças, pra isso, partiram para a ilha de Chipre, esperando que todo o público, de cavaleiros a camponeses, se juntasse em apoio ao propósito das Cruzadas, mas em vez disso os cavaleiros atraíram a atenção dos grandes senhores feudais, onde muitos desses eram parentes dos cavaleiros, até porque, como referido, para ingressar nas Ordens de Cavalaria, era necessário ser filho de um nobre. 
          Em 1305 o rei Filipe IV, conhecido como “Felipe O belo", por sua beleza peculiar, acreditou que poderia ter o controle da Ordem dos Templários, para impedir o crescimento da Ordem sob o poder da Igreja Católica, afinal o rei pretendia controlar a Ordem dos Templários e dos Hospitalários. Filipe O Belo foi amigo de Jacques DeMolay, inclusive um dos filhos do rei era seu afilhado, Delfim Carlos, o que se tornou Rei Carlos IV. Mesmo sendo amigo de DeMolay, o rei tentou unificar os Templários e os Hospitalários, acompanhando o crescimento de ambas com autonomia distinta, imaginou que as duas Ordens juntas seriam uma grande potência econômica, mesmo diante das várias derrotas nas cruzadas,  seus bem feitos trouxeram a retribuição de muitos nobres, devido as várias propriedades e outros tipos de riqueza. Mas Filipe não obteve sucesso por recusa dos líderes de ambas Ordens; então o rei enfurecido, decide acabar com a Ordem dos Templários com a autorização do Papa, seu amigo próximo. Convidou o nobre francês Esquin de Floyra à denegrir a imagem dos templários, atacando em especial Jacques DeMolay, por ele ser Grão-Mestre e líder da Ordem Denegrida, e como recompensa receberia terras que pertenciam aos templários, se assim fossem derrubados.
           Em 1307 começou a perseguição aos Nobres Cavaleiros companheiros de JD. Jacques DeMolay havia ido à França para o funeral de uma conhecida da Casa Real Francesa, mesmo possuindo um exército com aproximadamente 15 mil homens à disposição, o Grão Mestre estará no evento acompanhado de poucos Cavaleiros, para que a terra Santa não ficasse totalmente desprotegida. Na madrugada de 13 de outubro, ele e seus homens foram capturados e lançados nas masmorras por Guilherme de Nogaret, um homem de confiança de  Filipe O Belo. Ficaram presos por 7 anos de tortura e condições sub humanas, enquanto isso o Rei comandava as forças do papa Clemente V, seu amigo próximo,  para julgar e condenar os capturados. Suas riquezas e propriedades foram confiscadas e dadas à proteção de Filipe IV e da Igreja.
           Após 3 julgamentos e muita tortura, Jacques DeMolay continuou sendo leal ao seus irmãos cavaleiros, ele se recusou a revelar o local das riquezas da Ordem, a denunciar a localidade de seus companheiros. Em 18 de Março de 1314 foi levado a Corte Especial, como evidências tal Corte dependia de confissões forjadas, falsos documentos com a assinaturas falsas de Jacques DeMolay. Ainda assim, sabendo da verdade em mente e sem medo da morte, o Grão Mestre alegou, com fidelidade, que as confissões não eram verdadeiras, inclusive na época, para os Monarcas e de acordo com as regras da inquisição e da Igreja, o ato de confessar más condutas e logo em seguida ocultar o próprio veredito, era considerado digno da pena de morte e os documentos mesmo sendo falsos, foram encarados pela corte como certas confissões. Com o ato de negação das presentes acusações à DeMolay, ficou entendido como crime. Jacques Demolay foi julgado pela Inquisição, pelo Papa Clemente V e por Filipe O Belo. Guy d'Auvergne, Godofredo de Goneville e Hugo de Peralde também desmentiram a posição dos documentos forjados e foram condenados à morte na fogueira junto a seu Grão Mestre. O rei Filipe ordenou que fosse cumprida a sentença naquele mesmo dia, 18 de Março de 1314, tendo Jaques DeMolay seus 70 anos de idade. Por este nobre e heroico ato de fidelidade e companheirismo, fica registrado na história da Ordem DeMolay e de inúmeros livros escolares a bravura na defesa de seus ideais e a cordialidade pela promessa de não revelar nenhum segredo à qualquer profano ou outro desconhecido.
           Durante sua morte na fogueira Jaques DeMolay intimou os causadores de sua morte e o fim da Ordem dos Templários, o Rei Filipe IV, Guilherme de Nogaret e o Papa Clemente V, dizendo:

       Neka, Adonai! Chol-Begoal! Papa Clemente...Cavaleiro Guilherme de Nekan... - Intimo-os a comparecer perante ao tribunal de Deus dentro de um ano, para receberem o justo castigo. Malditos! Malditos! Todos malditos, até a décima terceira geração de vossas raças!"



             Desses três intimados, o primeiro a morrer foi o Papa Clemente V, logo depois o Chefe da guarda e o conselheiro real Guilherme de Nogaret, por fim, em 27 de Novembro de 1314 morre aos 46 anos de idade o Rei Filipe IV, "O belo".

@Ronaldodr

Espaço Publicidade





            Espaço reservado para quem desejar fazer algum anúncio, mas não qualquer tipo de anúncio, o conteúdo deve ser aprovado pela administração do capítulo, e claro, a preferência vai para anúncio de outros Capítulos ou até mesmo Lojas Maçônicas.

           O custo é discutido com base no tempo em que se deseja manter a propaganda e/ou logomarca, o texto deve ser feito pelo próprio anunciante e a arte poderá ser feita por um irmão do Capítulo Mutirão Social ou de outro(s) irmão(s) de outro(s) Capítulo(s). Caso a logomarca e/ou a propaganda seja produzida pelo Capítulo Mutirão Social, será agregado um custo maior, devidamente proporcional, pelo trabalho.

         Todas as propostas já enviadas estão em processo de análise, mas isso é rápido, ainda há tempo para novas negociações.

        O dinheiro, por mínimo que seja, será investido em Filantropias e eventuais projetos Filantrópicos do Capítulo.

        Caso deseje inserir seu anúncio, propaganda, slogan ou qualquer divulgação, aprovada, Contate o Capítulo Mutirão Social Nº775: 

capitulomutiraosocial@gmail.com



Anderson Ribeiro – andersoncastelamary@r7.com (61) 9257-2985
Ronaldo Fernandes – drronaldo_fernandes@hotmail.com (61) 9336-6242
Walter Moreira Júnior- waltermoreirasilvajunior@gmail.com (61) 8192-4025
Whashington Paiva – whashingtondm@gmail.com (61) 8266-5634



10/02/2012

Feijoada

       Num Almoço de Domingo cai mais do que bem uma típica feijoada e assim vai ser no dia 21 de Outubro, o capítulo Mutirão realizará o evento na Loja Mutirão Nº 11, um dia de boa gente e "feijoabilidade". 

          Apareça por lá, mas garanta o seu ingresso antecipado, o valor é de R$ 15,00 (bebidas a parte no bar do Tio Lau), mas caso não consiga nenhum antes, também será vendido na hora (um pouquinho mais caro). Os ingressos são vendidos pelos membros da ordem.

        Então pra curtir numa boa e pra quem não entendeu (também pra quem entendeu) a frase do ingresso, até porque "no fim das contas o patrão manda e desmanda, Do you like Macacada?"


O Patrão Mandou - Paulinho Soares






Contato para Ingressos:



Ronaldo Fernandes